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09 de Novembro de 2009

Divulgamos notícia publicada no jornal "Reconquista".


«Investimento de 1,4 milhões de euros


«A empresa Mota-Engil, uma das maiores construtoras portuguesas, venceu o concurso para a Concessão das Estradas do Pinhal Interior. A adjudicação será feita em breve. Com este passo os autarcas do Pinhal respiram de alívio e aguardam pela construção das novas acessibilidades.


Por: João Carrega
5 de Novembro de 2009


A concessão das Estradas do Pinhal Interior vai ser entregue à empresa portuguesa Mota-Engil, uma das maiores construtoras nacionais. Isso mesmo revela o comunicado daquele grupo empresarial, onde é referido que o investimento inicial será de 1,4 milhões de euros para um prazo de 30 anos.


Aquela concessão contempla a construção do IC3, entre Tomar e Coimbra (incluindo a ligação a Condeixa), a conclusão do IC8, entre Proença-a-Nova e Perdigão, da EN 236-1 variante do Troviscal, ligação Cernache do Bonjardim-Sertã (IC8), da estrada EN238 Oleiros-Sertã (que terá uma extensão de menos seis ou sete quilómetros que a actual), e da via Lousã-Góis-Arganil-Coja (com ligação ao IC6).


O investimento prevê ainda a requalificação do IC3, na variante IC3-Tomar, do IC8, entre Pombal e Ancião, e das ligações Pedrógão Grande-Sertã, Sertã-Vila de Rei, e Góis-Portela do vento. Serão ainda melhoradas as vias entre: Ferreira do Zêzere-Cernache do Bonjardim e Penela- Castanheira de Pera.


Para os autarcas do Pinhal, a quem o Secretário de Estado das Comunicações, Paulo Campos, havia garantido que a concessão iria avançar rapidamente, o motivo é de satisfação e de expectativa de que os trabalhos avancem na realidade para a conclusão do IC8 e para a ligação entre Oleiros e a Sertã, entre outras.


Em comunicado emitido pela Mota-Engil para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa revela que “a Estradas de Portugal formalizou hoje (dia 2) a intenção de adjudicação da Subconcessão Pinhal Interior ao consórcio liderado pela Mota-Engil (42,08%), através das suas participadas Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. (37,08%) e Mota-Engil Concessões de Transportes, SGPS, SA (5,00%)”.


Já de acordo com o Jornal de Negócios, nos próximos 10 dias úteis vai decorrer uma audiência com os interessados. A empresa esclarece que se trata de “subconcessão em regime de disponibilidade com um prazo de 30 anos”, com um investimento inicial “na ordem dos 1.429 milhões de euros”.


A Mota-Engil revela ainda que 210 milhões de euros, deste investimento serão financiados através de capitais próprios enquanto os restantes 1.200 milhões serão financiados através do BEI e da banca comercial.


Avanços e recuos

O concurso para a concessão das estradas do Pinhal Interior sofreu alguns avanços e recuos. A crise internacional fez com que os quatro concorrentes a essa Concessão reduzissem o Valor Actualizado Líquido (VAL), ou seja, o custo para o Estado ao longo do período da concessão, entre 2% e 15%, nas novas propostas financeiras finais no concurso para a concessão rodoviária do Pinhal Interior. Esta tomada de posição surgiu depois, de em Agosto, os agrupamentos da Mota-Engil, Brisa e Edifer, terem contestado junto da Estradas de Portugal (EP) o relatório da comissão de avaliação que recomendou a não adjudicação desta via. Deste modo, aqueles consórcios, que com Soares da Costa formaram o grupo de quatro concorrentes à concessão reabriram o processo do concurso, evitando a sua anulação.


Tal como o Reconquista anunciou, em primeira mão, há duas semanas, a proposta mais baixa foi apresentada pelo agrupamento liderado pela Mota-Engil.»


Leia esta notícia no jornal Reconquista


Nota: Esta notícia não foi referida no jornal "A Comarca de Arganil" por este se encontrar encerrado. Queremos manter esta situação?

Vamos reeditar o jornal "A Comarca de Arganil"

publicado por anevespedro às 23:18
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