Não podemos deixar cair ”A Comarca de Arganil”. Neste espaço, os leitores do pré-extinto jornal têm a palavra. Vamos dizer o que queremos para o novo rosto d’A Comarca, Vamo-nos unir com um único propósito: reeditar o jornal. Assuma a palavra
20 de Novembro de 2010

Extraído de notícia publicada no jornal “Diário de Coimbra”, sábado, dia 20 de Novembro de 2010.

 

«A criação do Museu da Imprensa Regional e das Comunidades de Língua Portuguesa, através do estabelecimento de uma parceria com a futura “A Comarca de Arganil”, é uma das iniciativas que a Santa Casa da Misericórdia de Arganil pretende levar a cabo no próximo ano.

Este equipamento, de acordo com Nuno Gomes, «destina-se a preservar a memória colectiva, assim como a documentação proveniente da extinta Comarca de Arganil, e funcionará em espaço cedido para o efeito nas instalações da Academia Condessa das Canas». Segundo o director-geral da Misericórdia de Arganil, «a utilização do espaço cedido possibilitará a aproximação intergeracional, com relevo para a ligação às gerações mais velhas, que, desta forma, poderão aceder a um acervo histórico, que de outro modo não seria possível». Aqui, destaca-se o acesso à colecção dos números do jornal, editados entre 1931 a 2009, mas também «o contacto com os processos e a maquinaria utilizada para a impressão do título», referiu o dirigente, acrescentando que aguarda «a concretização futura de parcerias activas com os diversos municípios da Beira Serra e com a comunidade escolar para aceder a este espólio».

A Mesa Administrativa da Misericórdia de Arganil propôs, ainda, na última assembleia-geral, que «após a constituição e formalização da instituição, “Fundação A Comarca de Arganil”, seja transferido o património adquirido, repondo-se, deste modo, a verdade formal do processo de aquisição de determinados bens, cuja concretização apenas foi possível com a recolha dos donativos provenientes de um conjunto de cidadãos, perante os quais existe um compromisso que tem que ser respeitado».»

publicado por anevespedro às 18:24
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
23
24
25
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO